RUR Robôs Universais de Rossum

Rogério Pietro

RUR: Robôs Universais de Rossum

Um clássico da ficção científica

A humanidade criou os robôs, uma raça sintética, a fim de substituir toda a mão de obra. Pessoas de todo mundo fizeram deles seus criados domésticos. Empresas grandes e pequenas trocaram os trabalhadores por robôs baratos e sem salário. Governos democráticos e tiranos ampliaram seus exércitos com os sintéticos, incansáveis e obedientes maquinários, numa corrida armamentista robótica silenciosa. A Robôs Universais de Rossum, situada na distante ilha de Rossum se tornou a empresa mais lucrativa da história, vendendo bilhões de trabalhadores-robôs para todo o planeta. O sonho de Harry Domin, diretor geral dessa fábrica, aos poucos se torna realidade. O mundo em transição se prepara para o roboticismo, um sistema social baseado no trabalho exclusivo dos sintéticos. Mas o que parecia uma utopia perfeita, de repente, tem seu brilho apagado pelas sombras da revolução. Estimulados por humanos que não aceitam a opressão, os robôs despertam para a própria realidade de trabalhadores escravizados. Assim, os bilhões de sintéticos espalhados por toda parte repentinamente percebem que os humanos são uma ameaça que precisa ser exterminada.

Sobre RUR

A clássica obra de ficção científica de Karel Čapek ganha uma nova tradução e uma adaptação inédita para o português.

Leitura obrigatória para todo fã de ficção científica, RUR: Robôs Universais de Rossum, teve um financiamento coletivo lançado em 2020 para comemorar o centenário da sua publicação em 1920. Originalmente escrito como peça de teatro, RUR é reconhecido mundialmente por ter sido a obra onde a palavra Robô foi criada.

RUR influenciou grandes autores da ficção científica, como Isaac Asimov – pai das Três Leis da Robótica -, Philip K. Dick – criador da obra que inspirou o filme Blade Runner, e tantos outros!

Para mim foi um grande prazer traduzir essa peça de teatro diretamente do tcheco para o português e, além disso, escrever uma adaptação na forma de romance, a primeira no mundo.

O livro tem capa dura com verniz localizado, ilustrações internas e fitilho. Clique na imagem para conferir!

– Rogério Pietro

RUR em italiano

Em 2022 eu recebi o convite de uma editora italiana para publicar a minha adaptação de RUR na Itália. A peça de teatro clássica já havia sido traduzida para o italiano há tempos, então a editora ligada à livraria Covo Della Ladra traduziu e publicou minha versão de Robôs Universais de Rossum em italiano. O resultado pode ser conferido clicando na imagem abaixo.

– Rogério Pietro

Capa do livro RUR Robôs Universais de Rossum.
RUR Karel Capek e Rogério Pietro
RUR Robôs Universais de Rossum
{

– Se os Robôs tudo produzem, aos Robôs tudo pertence. 

– trecho do livro RUR: Robôs Universais de Rossum.