Artigos, Análises, Dicas e Contos

Descobrimento do rio das amazonas. Indígenas amazonas.

Descobrimento do Rio das Amazonas

por | set 21, 2024

História do brasil

A verdade sobre as Amazonas

Documento escrito em 1542 pelo Frei Gaspar de Carvajal é o mais verdadeiro e o mais completo documento que revela a existência do povo indígena matriarcal, formado apenas por mulheres, e que ficaram conhecidas como Amazonas.

Ebook Disponível

Leia agora mesmo o e-book Descobrimento do Rio das Amazonas por um preço realmente simbólico, vendido pela Amazon!

Descobrimento do rio das amazonas. Indígenas amazonas.

A IMPORTÂNCIA DA OBRA DE GASPAR DE CARVAJAL 

O memorável encontro com as indígenas Amazonas que habitavam o Brasil em 1542.

No interior da América do Sul, uma das mais fascinantes expedições da era das grandes navegações ganha forma por meio das palavras de Frei Gaspar de Carvajal. Traduzido para o português pela primeira vez, esse relato histórico narra a grandiosa jornada de Francisco de Orellana e sua tripulação enquanto exploravam o inexplorado rio Amazonas entre 1541 e 1542.

Enfrentando perigos da natureza, confrontos com povos nativos e desafios inimagináveis, Carvajal, um dos raros cronistas dessa aventura, descreve com riqueza de detalhes e emoção as descobertas e encontros que marcaram a expedição. Além de relatar eventos históricos, o documento oferece uma visão única dos primeiros europeus a navegarem um dos maiores rios do planeta, revelando suas impressões, temores e maravilhamento diante de um novo e enigmático mundo.

Com uma narrativa cativante e repleta de detalhes, Descobrimento do Rio das Amazonas é leitura essencial para os entusiastas da história, da aventura e das grandes epopeias humanas. Uma obra que não só ilumina o passado, mas também desperta a imaginação e o desejo de desbravar o desconhecido.

Esta versão do importante relato de Frei Carvajal é uma tradução direta do espanhol, preservando fielmente as descrições feitas ao longo da viagem. O livro contém mais de 60 notas de rodapé com explicações e descobertas recentes da arqueologia que corroboram as observações do cronista.

Um recurso indispensável para a compreensão da história do Brasil.

INEDITISMO E FIDELIDADE

 Esta tradução inédita foi feita a partir do original em espanhol, e mantém todas as informações coletadas na famosa expedição de Francisco de Orellana. Além disso, as informações trazidas pelo cronista espanhol foram comprovadas por estudos arqueológicos modernos, comprovando a veracidade dos relatos.

 

“Quero que saibam qual foi a razão pela qual esses índios se defendiam de tal maneira. Devem saber que eles são sujeitos e tributários das Amazonas, e sabendo da nossa vinda, foram pedir socorro e vieram até dez ou doze delas, que vimos, que lutavam à frente de todos os índios como capitãs, e lutavam tão bravamente que os índios não ousavam virar as costas, e aquele que as virava diante de nós, elas matavam com paus, e essa é a razão pela qual os índios se defendiam tanto. Essas mulheres são muito brancas e altas, têm cabelo muito longo, trançado e enrolado na cabeça, são muito musculosas e andam nuas, cobrindo suas vergonhas, com seus arcos e flechas nas mãos, fazendo tanta guerra quanto dez índios; e na verdade houve uma dessas mulheres que enfiou um palmo de flecha em um dos bergantins, e outras que menos, que faziam nossos bergantins parecerem porcos-espinhos.”

- Gaspar de Carvajal, 1542

Artigos Relacionados

Decifrando o Pecado Original

Decifrando o Pecado Original

Rogério Pietro Decifrando o Pecado Original Ensaio sobre a simbologia dentro da BíbliaDecifrando o Pecado Original é uma análise do simbolismo profundo contido em um dos trechos mais controversos do Antigo Testamento. Será a o livro Gênesis uma descrição fiel de...

O Personagem Pleno

O Personagem Pleno

Rogério Pietro O Personagem Pleno Ensaio sobre a criação de personagensExiste uma coisa em comum com grande parte dos sucessos literários e cinematográficos. Todos eles têm um núcleo de três personagens principais. Esse fenômeno pode ser visto facilmente em Harry...